março 16, 2022

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

Se existe alguém ganhando mais dinheiro do que você é porque essa pessoa sabe de algo que você não sabe. Sim, dinheiro quando a gente faz por meio da nossa atuação profissional tem a ver com conhecimento. Então você tem algum conhecimento que é importante para uma outra pessoa. No caso a quem nós somos psicólogas. Então olha só, se nós temos um conhecimento sempre existirá alguém que não tem.

Porque não dá para a gente ter todo o conhecimento do mundo. Por mais que a gente passe uma vida inteira estudando. É por isso que a gente direciona os nossos conhecimentos, certo?

A gente tem que parar e pensar: olha, eu sou psicóloga, eu sou psicólogo, eu tenho um conhecimento. E que outra pessoa não tem. E algumas pessoas estão dispostas a fazer uma troca. A pessoa me paga para que eu possa oferecer para ela o meu conhecimento. E então ela vai, né? Procura pelo psicólogo e diz: “Quanto você cobra?” Aí você diz o valor e ela paga pelo seu conhecimento.

Então, se tem alguém que está ganhando mais dinheiro do que você é porque essa pessoa sabe de algo que você não sabe.

O dinheiro hoje está no conhecimento. Quando você se compara muitas vezes com alguém na clínica, pensando: “então, eu faturo mensalmente tanto e o outro fatura muito mais do que eu”. Tem a ver com conhecimento.

Aquela pessoa tem um conhecimento que você não sabe. E qual é esse conhecimento? É só teórico? É só de psicologia? Sim e não. Tem a ver às vezes com aquela pessoa sim, que investiu mais em cursos, investiu mais em livros, esses conhecimentos acadêmicos que você não investiu e cobra mais do que você.

Mas também pode existir que ela saiba, por exemplo, de marketing que você não sabe e não tem. Porque ela procurou também se informar. Mas o fato é, um dos maiores bens que alguém pode ter é conhecimento, e conhecimento vale muito dinheiro.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}