Sobre o MaterOnline

Somos uma equipe comprometida a levar informação de qualidade para psicólogos e demais profissionais da saúde sobre os temas relacionados a perinatalidade e parentalidade. O MaterOnline nasceu em Janeiro de 2018 e hoje é o MAIOR distribuidor de conteúdos do Brasil referentes a essa temática.

Onde tudo começou

Profa. Pós-Dra. Rafaela de Almeida Schiavo (CRP 06/93353), desde a graduação já se preocupava com a saúde mental materna. É autora de centenas de trabalhos científicos, e dedica sua vida à missão de diminuir as altas taxas de alterações emocionais materna que temos no Brasil.

EM BUSCA DO SONHO

Entretanto, todo o conhecimento científico que era produzido e publicado por Rafaela Schiavo, acabava ficando limitado apenas para os próprios pesquisadores da área.

Foi então que Rafaela Schiavo teve a ideia de criar o MaterOnline, pois por meio da comunicação em redes sociais as informações importantes que pais, mães e profissionais da saúde precisam ter a respeito do assunto chegaria de forma, prática e rápida. Assim esses conhecimentos tão importantes deixariam de ser sabidos somente pelos próprios pesquisadores e chegaria para quem interessa de fato.

MISSÃO

Diminuir as altas taxas de alterações emocionais maternas no Brasil

VISÃO

Atingir 20% dos Psicólogos do Brasil com conhecimento em Psicologia Perinatal.

VALORES

Ética, satisfação do cliente, comprometimento, iniciativa e qualidade

Sobre Mim

Currículo Lattes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Pós-doutorado pela UNESP/Bauru, Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. É docente da Universidade Paulista, Campus Bauru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento pré-natal e na primeira infância; Psicologia Perinatal e da Parentalidade. É diretora e fundadora do Instituto MaterOnline.

Nossos docentes


Rafaela Schiavo

Profa. Pós-Dra. Rafaela A. Schiavo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2008), graduação em Psicologia pela UNESP (2009), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP (2011) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNESP (2016). Pós-doutorado pela UNESP/Bauru, Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

Simone K. Guidugli

Profa. Doutoranda Simone K. Guidugli

Doutoranda (início 2018) e mestre em Ciências pelo Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP (2015). Graduação em Psicologia pela Univ. Presbiteriana Mackenzie (2000), especialista em Psicologia Hospitalar aplicada à Cardiologia pelo Instituto do Coração (HCFMUSP) (2003). Atualmente é Docente na Universidade Anhembi Morumbi.

Milena M. Valelongo

Profa. Ma. Milena M. Valelongo

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru-SP. Especialista em Terapia de Casal e Família pelo IBAP. Psicóloga Junguiana formada pelo Instituto de Psicologia Junguiana de Bauru e Região. Especialista em Psicologia Clínica pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Cranio-faciais HRAC-USP.

Elenice Bertanha Consonni

Profa. Dra. Elenice Bertanha Consonni

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP.

Poliana Alves Sidol

Profa. Ma. Poliana Alves Sidol

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná (2012). Especialização em Genética Aplicada pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2016).

Maria Renata Machado Vaz Pinto Coelho

Profa. Dra. Maria Renata Machado Vaz Pinto Coelho

Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado e especialização em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É docente e pesquisadora em Desenvolvimento e Processos Humanos na Abordagem Sistêmica

Sária Cristina Nogueira

Profa. Dra. Sária Cristina Nogueira

Psicóloga Judiciária, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Bauru). Ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Mariana Lacerda

Profa. Dra. Mariana Lacerda

Terapeuta Ocupacional, mestre em Ciências da Reabilitação, Doutura em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e aluna de Biografia Humana de Laura Gutman.

Mariah Ramiro

Profa. Ma. Mariah Ramiro

Mestre em Saúde da Família pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (2012). Docente da Pós-graduação em Psicologia Perinatal

Lara Stresser Schmitt Cesar

Profa. Ma. Lara Stresser Schmitt Cesar

Docente, psicóloga clínica e judiciária. Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Mestre em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Lia Mara Netto Dornelles

Profa. Pós-Dra. Lia Mara Netto Dornelles

Psicóloga, com graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Defendeu sua tese de doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009),

Patrícia Grilli

Profa. Patrícia Grilli

Psicóloga, psicodramatista, consultora de empreendedorismo e autoconhecimento para os psicólogos e fundadora da empresa Psicologia Empreendedora. Possui Mestrado profissional em Inteligência Competitiva e Inovação Em Marketing

Profa. Livre Docente Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Dra. Zioneth Garcia

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela USP. Idealizadora do Mães com Ciência, cientista e consultora materna. Atualmente além da consultoria ministra aulas sobre amamentação e sono infantil em duas pós-graduações.

Mayra Aiello

Profa. mestranda Mayra Aiello Corrêa de Oliveira

Psicóloga clínica e atuação em instituição privada de assistência a gestação, parto e pós-parto. Mestranda em Psicologia pelo programa Processos Cognitivos e Comportamentais UFGD/MS, Especialização Arteterapia Aplicada pela UNIP/SP, formada em psicologia pela Unesp/ Bauru-SP. Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Perinatal e Parental, Adoção, Projetos de intervenção na área da Saúde Materno Infantil. Acompanhamento multiprofissional de gestantes, famílias no processo de tornar-se pai/mãe . Formação multiprofissional de profissionais da assistência ao parto na Commadre. Acompanhamento de famílias no Desenvolvimento da Parentalidade via Adoção, Formação Multiprofissional de profissionais de ajuda na adoção, realização de palestras e consultorias em instituições.

Suzana Marcolino

Profa. Pós-Dra. Suzana Marcolino

Possui graduação em Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em Educação - Programa de Pós-Gradução em Educação - Unesp/Marilia (2013), com bolsa de doutorado sanduíche na Universidade de Évora, Portugal. Realizou entre 2014 e 2015 pesquisa de Pós-Doutorado com financiamento do Programa de Pós-Doutorado Junior (PDJ) do CNPq. Atualmente é professora do setor de Educação Infantil do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogias e Culturas Infantis (GPECI). Membro do Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil (FADEDI). Os interesses de pesquisa concentram-se na prática pedagógica e nas políticas públicas para a Educação Infantil.

MaterOnline em números

+ de

1300

Psicólogos e estudante do curso de Psicologia que ingressaram no curso de Aperfeiçoamento em Psicologia Perinatal e da Parentalidade

+ de

2120

Alunos que iniciaram seus estudos na área da perinatalidade e Parentalidade em 2.021

+ de

4.000

Profissionais da Saúde que recebem conteúdos exclusivos pelo projeto Profissionais em Ação

+ de

26.000

Seguidores que recebem vídeos diariamente em nossas redes sociais

Reconhecimento e premiações

Alguns prêmios e reconhecimentos para o MaterOnline e a Profa. Dra. Rafaela Schiavo

DNA UNESP

Empresa filha da Unesp

"A Unesp iniciou o levantamento de iniciativas de empreendedorismo desenvolvidas na universidade com foco nas startups, spin-offs e em outros negócios de alunos, pesquisadores egressos que se inspiraram neste ecossistema da universidade e empreenderam, criando empresas denominadas como "filhas da Unesp"."

DNA Unesp - Empresa filha

Top Of Mind Brazil

Empresa Certificada

"Sempre com os olhos voltados à idoneidade e aos mais modernos instrumentos de análise mercadológica e de gestão, o Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública – INBRAP instituiu o Prêmio Top Of Mind Brazil, o primeiro da categoria que abrange todo o território nacional.

Considerado como um dos mais importantes prêmios de marketing editado no Brasil, o Top Of Mind Brazil tem aprimorado suas técnicas de coleta e análise de dados para que seus resultados sejam cada vez mais fiéis às tendências de mercado."

Selo - Top Of Mind Brazil

Prêmio Empresa Brasileira do Ano

Latin American Quality Institute

"Existem empresas que são conscientes sobre o papel que interpretam em mundo empresarial dinâmico, mutante e a responsabilidade que suportam na geração de oportunidades para o desenvolvimento da sociedade. Este é o caso da INSTITUTO MATERONLINE que além de realizar ações que procuram reforçar a qualidade em cada um de seus processos e grupos de interesse, continuam alinhando-se com as novas tendências empresariais globais.

Do mesmo modo, nestes critérios, destaca-se a INSTITUTO MATERONLINE por alcançar um ótimo nível de satisfação de seu produto e inovação de seu serviço para a fidelização dos clientes, que são os principais inspetores da qualidade em seu desenvolvimento empresarial."

MaterOnline na Mídia

TV Bom Dia Piauí 

No quadro Maternidade Real, do programa Bom Dia Piauí, exibido dia 5 de novembro de 2021, Rafaela Schiavo, Pós-dra. e Psicóloga Perinatal, fala sobre a dor da perda de um filho.  

Viva bem UOL

VivaBem UOL

Rafaela Schiavo, psicóloga e dra. em saúde pública, afirma ser possível uma gestação silenciosa... esse é um processo chamado de negação. Isso ocorre quando a mulher tem os sintomas gestacionais, mas não consegue associá-los a realidade...

Rádio UNESP

UNESPfm

Rafaela Schiavo, psicóloga e dra. em saúde pública, ressalta a importância dos cuidados com estresse na gestação

Jornal da Cidade

JCnet

Estudos: 62% das gestantes têm estresse

pais&filhos

pais&filhos

Depressão pós-parto: por que você não deve cuidar só do seu bebê depois do nascimento

Revista Atenção

Revista Atenção

Ansiedade perinatal: quais são seus fatores de risco e como identificar?

TV CÂMARA SÃO PAULO

TV Câmara São Paulo

Romantização da Maternidade
Sala de Visitas

Rádio UNESP

UNESPfm

A Romantização da maternidade
UNESP BAURU

Jornalismo da UNESP
Documentário

Odeio a maternidade, amo meu filho. 2017
Documentário apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Unesp (Campus de Bauru-SP).

Revista BEBE.com.br
Grupo Abril

Por que as mães criticam tanto umas as outras. 2017ENTREVISTA PARA PARA REVISTA

Revista BEBE.com.br
Grupo Abril

Medo de não amar o segundo filho da mesma forma que o primeiro. 2016 ENTREVISTA PARA PARA REVISTA

Jornal da Cidade

JCnet

Geração canguru segue aumentando (Reflexo da Sociedade). 2014.

Site IG

Delas

Sexo do bebê você tem preferência?

Site IG

Delas

Pesquisa mostra violência contra a mulher durante o parto.