Todos os bebês precisam de avaliação, porém, existe um grupo que irá precisar de um acompanhamento de maior frequência, esse grupo é o de bebês que nasceram com alguma condição de risco para atraso no desenvolvimento.

Uma criança que nasce prematura tem probabilidade de apresentar atrasos no desenvolvimento, e que pode ser corrigido com a estimulação precoce que irá servir para casos em que uma estimulação ajuda a reverter aquela situação. Há situações em que crianças que nasceram sem nenhum problema neurológico, síndrome ou anomalia, podem apresentar atrasos no desenvolvimento devido ao ambiente em que ela vive que pode ser pouco estimulador. 

É importante que a avaliação do desenvolvimento do bebê seja feita pelos profissionais da saúde treinados para isso. A avaliação pode ser realizada por equipes multiprofissionais e interdisciplinares.

Profissionais da saúde precisam também ir para além da avaliação do desenvolvimento do bebê, mas precisam também levar informações para pais e professores da educação infantil. Existem muitos profissionais que atuam em creches e pais precisando de orientação para realizar a estimulação precoce.

AUDIO – PROFISSIONAIS EM AÇÃO, 09 DE MARÇO DE 2020

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}