Quando falamos em cognição, estamos falando de inteligência.
Piaget foi o primeiro a estudar a construção da inteligência humana. Anteriormente os psicólogos mediam a inteligência por meio de testes de QI (Quociente de Inteligência), como proposto por Alfred Binet.
Os testes de QI, verificam se a criança apresenta uma inteligência dentro da média, acima ou abaixo da média, porém, Piaget não queria saber o quanto alguém é inteligente, mas como a inteligência é construída. E para isso ele precisava investigar o ser humano desde o seu nascimento.
A criança, ao nascer, tem pouca informação sobre o mundo e conforme passam os meses, os bebês vão interagindo com o mundo por meio dos órgãos do sentido e internalizando informações que permite Aprendizagem.
Para Piaget a primeira fase do desenvolvimento humano é chamada de Sensório-motor; nos dois primeiros anos de vida do bebê, ele vai conhecer o mundo por meio dos órgãos do sentido, visão, audição, tato, paladar e olfato, mas também descobre e explora o mundo por meio dos seus movimentos que chamamos de motricidade.
A motricidade é dividida em fina e ampla. A motricidade ampla é a de movimentos que envolvem o corpo como andar, correr, saltar, pular, chutar e os movimentos mais delicados como escrever, recortar e colar são chamados de motricidade fina geralmente realizados com as mãos.
Portanto, nos anos iniciais da criança a inteligência ocorre pela exposição do bebê aos estímulos do meio. Adultos cuidadores de bebês como mães, pais e educadores precisam estimular o desenvolvimento cognitivo infantil.
O Psicólogo Perinatal que conhece e entende como estimular o desenvolvimento do bebê pode ser um grande aliado dos pais e educadores, orientando quais ações podem ser feitas em casa, na escola ou outro espaço para estimular o bebê
AUDIO – PROFISSIONAIS EM AÇÃO – 16 DE JANEIRO DE 2020
Rafaela Schiavo