Adriana Felipe Rodrigues CRP 17/4769

A disciplina positiva é um modelo de criação proposto por Jane Nelsen, que propõe guiar as crianças colocando os limites necessários de uma forma gentil e firme ao mesmo tempo. Pode ser vista como uma terceira via dos modelos educativos parentais, estando nos extremos o modelo autoritário e o modelo permissivo.

Na disciplina positiva o respeito é um dos pontos mais importantes. Deve ser respeitada a existência da criança como um ser em desenvolvimento e que precisa de condução, mas que não deve ser feita de modo que a humilhe, sem subornos ou ameaças. Para que os pais consigam aplicar esse método de prática educativa, eles precisam estar dispostos a repensar suas formas de enxergar as crianças, antes de tudo.

As crianças não desenvolvem responsabilidade quando pais e professores são muito rígidos e controladores, mas também não se tornam responsáveis quando pais e professores são permissivos. Crianças adquirem responsabilidade quando tem a oportunidade de aprender habilidades sociais e de vida valiosas para desenvolver um bom caráter em um ambiente de gentiliza, firmeza, dignidade e respeito (NELSEN, 1981).

Com base nesse modelo respeitoso de educação, esperamos desenvolver nas crianças sete aspectos importantes para o seu desenvolvimento:

  1. Forte percepção das habilidades pessoais – “eu sou capaz.”
  2. Forte percepção sobre sua importância nas relações primárias – “eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário.”
  3. Forte percepção de seu poder ou influência pessoal sobre a própria vida – “eu posso influenciar as coisas que acontecem comigo.”
  4. Forte habilidade intrapessoal: habilidade de entender suas próprias emoções e de usar esse entendimento para desenvolver autodisciplina e autocontrole
  5. Forte habilidade interpessoal: habilidade de trabalhar com os outros e desenvolver amizades por meio de comunicação, cooperação, negociação, troca, empatia e escuta ativa.
  6. Forte habilidade sistêmica: a capacidade de lidar com os limites e consequências da vida cotidiana com responsabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e integridade.
  7. Forte habilidade de avaliação: habilidade de usar a sabedoria para avaliar as situações de acordo com valores apropriados.

REFERÊNCIAS

NELSEN, Jane. Disciplina Positiva: O guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Manole, Janeiro 2016. 386 p.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}