Por Denise Juliana Veiga de Queiroz Gomes
Psicóloga Perinatal (Instituto MaterOnline) CRP CRP 05/61517
Com a notícia da gravidez começam os preparativos para a chegada do bebê, como será o quartinho, os móveis, chá de revelação, chá de fralda, o enxoval, roupinhas, saída de maternidade, onde será o parto, tantos planejamentos e quem se preocupa com o enxoval psicológico?
Na verdade vamos um passo antes, o que é enxoval psicológico? Vou lhe explicar. Chamo de enxoval psicológico o preparo emocional, psíquico durante a gestação, preparando para o nascimento do bebê e o vínculo afetivo. Os benefícios são inúmeros, pode prevenir o adoecimento mental na gravidez e puerpério, preparo para o parto mais apropriado, criação de vínculo entre bebê e mãe, readaptação aos novos papéis que serão vivenciados.
O enxoval psicológico é composto principalmente pelo pré-natal psicológico, realizado pelo psicólogo com o objetivo de escutar e acolher a grávida, bem como parceiro e rede de apoio, se necessário, como forma de prevenção de doenças, inclusive a depressão, construção de vínculo e parentalidade, desmistificações a cerca da maternidade, espaço para a grávida falar sobre seus medos, ansiedades, angústias, tirar suas dúvidas. É um suporte emocional, que inclui informações.
É realizado preferencialmente em grupo e pode ser realizado de forma individual. Em grupo, a quantidade de participantes é limitada para melhor andamento e trocas e com quantidade de encontros pré-determinada, pois a gestação tem data máxima de duração e o trabalho precisa ser realizado dentro desse período.
A formação da rede de apoio, o conhecimento das leis e direitos, a escolha do profissional, tipo e local do parto também fazem parte do enxoval psicológico. O enxoval é importante, mas é fundamental pensar e fazer o enxoval psicológico, pois seus efeitos terão reflexos em diversas áreas da vida, na família, na relação com o bebê e no desenvolvimento da criança, que tanto precisa de seus cuidadores no início da vida.