agosto 25, 2020

Por Denise Juliana Veiga de Queiroz Gomes
Psicóloga Perinatal (Instituto MaterOnline) CRP CRP 05/61517

Com a notícia da gravidez começam os preparativos para a chegada do bebê, como será o quartinho, os móveis, chá de revelação, chá de fralda, o enxoval, roupinhas, saída de maternidade, onde será o parto, tantos planejamentos e quem se preocupa com  o enxoval psicológico? 

Na verdade vamos um passo antes, o que é enxoval psicológico?  Vou lhe explicar. Chamo de enxoval psicológico o preparo emocional, psíquico  durante a gestação, preparando para o nascimento do bebê e o vínculo afetivo. Os  benefícios são inúmeros, pode prevenir o adoecimento mental na gravidez e puerpério,  preparo para o parto mais apropriado, criação de vínculo entre bebê e mãe, readaptação  aos novos papéis que serão vivenciados. 

O enxoval psicológico é composto principalmente pelo pré-natal psicológico,  realizado pelo psicólogo com o objetivo de escutar e acolher a grávida, bem como  parceiro e rede de apoio, se necessário, como forma de prevenção de doenças, inclusive  a depressão, construção de vínculo e parentalidade, desmistificações a cerca da  maternidade, espaço para a grávida falar sobre seus medos, ansiedades, angústias, tirar  suas dúvidas. É um suporte emocional, que inclui informações. 

É realizado preferencialmente em grupo e pode ser realizado de forma individual.  Em grupo, a quantidade de participantes é limitada para melhor andamento e trocas e  com quantidade de encontros pré-determinada, pois a gestação tem data máxima de  duração e o trabalho precisa ser realizado dentro desse período. 

A formação da rede de apoio, o conhecimento das leis e direitos, a escolha do  profissional, tipo e local do parto também fazem parte do enxoval psicológico.  O enxoval é importante, mas é fundamental pensar e fazer o enxoval psicológico,  pois seus efeitos terão reflexos em diversas áreas da vida, na família, na relação com o  bebê e no desenvolvimento da criança, que tanto precisa de seus cuidadores no início da  vida.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}