Por Christianne Alecsandra Nunes Pessoa Silva
Psicóloga Perinatal (Instituto MaterOnline) CRP 02/14305

Logo após ”liberar” para engravidar, as mulheres já idealizam a maternidade, o gerar, sentem alegria ao imaginar seu bebê e já olham para itens infantis com emoção.


Antes mesmo dessa liberação, já existe dentro de cada uma o desejo de viver a maternidade, o amor de Mãe.


Entretanto, todo esse ambiente de sentimentos positivos, do desejo de viverem esse momento, começa a desmoronar a medida que os meses vão passando e o positivo não aparece.


Muitas encaram a chegada da menstruação como a responsável pela notícia de que ainda não foi dessa vez. Acontece um choque de realidade com a ideia de engravidar sem esforço para algumas x não conseguir o seu momento, e isso traz uma avalanche de sentimentos como dúvidas, medo, preocupação e ansiedade.


Com seu emocional fragilizado, a mulher se sente mal, estranha e ainda ouve comentários como ”vocês ainda não têm filhos?” Uma das coisas mais desconfortáveis para quem tenta engravidar é essa! Ela já tem a cobrança instalada em si mesma e quando sente de fora essa cobrança, isso a quebra em pedaços, literalmente.


É importante destacar que não só a mulher vivencia esse turbilhão de sentimentos. Ao seu lado existe um companheiro de jornada que também sofre, também ouve comentários desconfortáveis.
É algo que precisa ser falado, conversado entre o casal, pois muitas vezes, para a mulher, até a relação sexual passa de um momento de intimidade para uma chance de engravidar.


De fato, além de toda investigação e acompanhamento médico necessário para diagnosticar possíveis causas da infertilidade, o apoio psicológico ao casal, com profissional capacitado, é fundamental para ajudar a identificar sentimentos e lidar com eles, além de proporcionar espaço que ajude a minimizar a dor, para que sintam-se cuidados e torne-se aliado na prevenção da saúde mental.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}