Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Existe uma falsa crença de que o psicólogo Obstétrico/Perinatal atua somente no hospital. Porém, não necessariamente é assim. Na psicologia perinatal há alguns CAMPOS onde se pode ATUAR e um deles é o hospital.
Dentre as áreas de atuação do psicologo hospitalar se encontra a área de Psicologia Obstétrica/Perinatal. São psicólogos que trabalham no Hospital e atendem nos setores de maternidade e obstetrícia.
No entanto, muitos destes psicólogos que atuam como Psicólogos Hospitalares nestes setores de maternidade/obstetrícia nem sempre tiveram a oportunidade de estudar e conhecer a Psicologia Obstétrica/Perinatal.
É importante que psicólogos hospitalares que atuarão nos setores de maternidade/obstetrícia/neonatal tenham conhecimento e assumam a identidade de Psicólogos Obstétricos/Perinatal.
Há vastos estudos sobre os fenômenos psicológicos envolvidos do planejamento familiar ao pós-parto que precisam chegar aos profissionais que atuam nesses espaços.
Para atuar com a demanda de mães, pais e bebês no hospital é NECESSÁRIO o contato com os estudos da área perinatal e parental mostrando produções científicas já consolidadas acerca da importância de ações e intervenções.