Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

Ansiedade e o estresse são comuns e esperados durante o período perinatal. O hormônio presente na ansiedade e estresse é o chamado CORTISOL. O excesso de cortisol no organismo grávido pode afetar o curso da gestação e o desenvolvimento do feto. 

Portanto, a alta ansiedade e o estresse elevado no período perinatal não são normais e esperados e podem causar prejuízos no curso da gravidez. Altos níveis de cortisol durante a gestação podem influenciar na PREMATURIDADE e BAIXO PESO  ao nascer. 

Psicólogas Perinatais, podem atuar na prevenção da alta ansiedade e dos altos níveis de estresse, inclusive com técnicas próprias para atingir esse objetivo. Realizar a Atenção Psicológica na Perinatalidade é muito importante para a saúde  e bem-estar mãe-bebê.

Precisamos de mais psicólogas perinatais para auxiliar na prevenção de alterações emocionais significativas. 35% das gestantes apresentam alta ansiedade e 20% sintomas elevados de estresse. Por ano acontecem cerca de 3 milhões de gestações e no Brasil existem menos de 2 mil psicólogas perinatais.

É urgente a formação de mais profissionais qualificados para ofertar esse tipo de atendimento que permitirá a construção de um mundo melhor.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.

 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}