Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Muitos psicólogos não têm conhecimento sobre a psicologia do parto e acabam não atuando profissionalmente de forma correta na orientação quando o assunto é esse.
Existe sim produção científica a respeito da Psicologia do Parto e é importante que psicólogos tenham acesso a essa informação, pois muitos trabalham na clínica recebendo clientes gestantes e outros trabalham na saúde e hospital onde esse tema geralmente aparece nos atendimentos clínicos.
É importante que o psicólogo não seja leigo nesse assunto, não atuando de acordo com as suas crenças e valores ou até mesmo experiencia própria com essa questão.
Existe ciência psicológica produzida e nossa atuação deve ser exercida com base nisso.
Vejo psicólogos defendendo a cesária, sem nenhum embasamento científico para isso, apenas falam da sua própria experiencia para argumentar e isso não é científico.
Quando você é procurada como psicóloga para lidar com questões do parto é preciso ser psicologa nessa hora e não você mesma enquanto pessoa, por isso se você não tem conhecimento sobre psicologia do parto é importante encaminhar esse cliente para um psicologo perinatal que tenha esse conhecimento.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.