Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Parece estranho saber que nós psicólogos podemos ajudar a prevenir a prematuridade, mas é verdade e vou mostrar como podemos atuar para isso.
O Brasil é um dos países que estão no ranking de nascimentos prematuro, cerca de 15% dos nascimentos acontecem antes do bebê completar a idade gestacional de 37 semanas.
São vários os fatores que podem contribuir para um nascimento prematuro, entre eles a saúde mental materna durante a gestação. O período de gestação é um momento potencial de risco para que mulheres apresentem sintomas de estresse, alta ansiedade e depressão, mais da metade das gestantes vão apresentar alguma alteração emocional significativa e dependendo da gravidade somado a outros fatores pode colocar em risco o tempo da duração da gravidez e consequentemente, aumenta as possibilidades de um nascimento prematuro.
Se nós, psicólogos, começarmos a oferecer atendimento às gestantes para trabalhar na prevenção das alterações emocionais significativas tão comuns nesse período, consequentemente diminuiremos as chances dessas mulheres apresentarem alterações emocionais significativas e ao prevenir essas alterações emocionais conseguiremos também prevenir o nascimento prematuro.
Viu só como é possível que nós psicólogos possamos ajudar na prevenção da prematuridade?
Agora para trabalhar com a saúde mental materna, principalmente na prevenção o psicólogo precisa ter conhecimento sobre uma área chamada Psicologia Perinatal.
O Psicólogo Perinatal tem conhecimento teórico e técnico para atuar no acolhimento, orientação e psicoterapia com o público de gestantes, auxiliando não só na saúde mental materna, mas também na saúde mental do bebê.
Deseja conhecer essa área e poder auxiliar mães, pais e bebês? Então conheça o instituto MaterOnline nas redes sociais. O instituto MaterOnline é o maior distribuidor de conteúdos gratuitos em Psicologia Perinatal.
Podemos contribuir para um mundo melhor cuidando de pessoas no início da vida.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.