julho 12, 2022

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

Parece estranho saber que nós psicólogos podemos ajudar a prevenir a prematuridade, mas é verdade e vou mostrar como podemos atuar para isso.

O Brasil é um dos países que estão no ranking de nascimentos prematuro, cerca de 15% dos nascimentos acontecem antes do bebê completar a idade gestacional de 37 semanas.

São vários os fatores que podem contribuir para um nascimento prematuro, entre eles a saúde mental materna durante a gestação. O período de gestação é um momento potencial de risco para que mulheres apresentem sintomas de estresse, alta ansiedade e depressão, mais da metade das gestantes vão apresentar alguma alteração emocional significativa e dependendo da gravidade somado a outros fatores pode colocar em risco o tempo da duração da gravidez e consequentemente, aumenta as possibilidades de um nascimento prematuro.

Se nós, psicólogos, começarmos a oferecer atendimento às gestantes para trabalhar na prevenção das alterações emocionais significativas tão comuns nesse período, consequentemente diminuiremos as chances dessas mulheres apresentarem alterações emocionais significativas e ao prevenir essas alterações emocionais conseguiremos também prevenir o nascimento prematuro.

Viu só como é possível que nós psicólogos possamos ajudar na prevenção da prematuridade?

Agora para trabalhar com a saúde mental materna, principalmente na prevenção o psicólogo precisa ter conhecimento sobre uma área chamada Psicologia Perinatal.

O Psicólogo Perinatal tem conhecimento teórico e técnico para atuar no acolhimento, orientação e psicoterapia com o público de gestantes, auxiliando não só na saúde mental materna, mas também na saúde mental do bebê.

Deseja conhecer essa área e poder auxiliar mães, pais e bebês? Então conheça o instituto MaterOnline nas redes sociais. O instituto MaterOnline é o maior distribuidor de conteúdos gratuitos em Psicologia Perinatal.

Podemos contribuir para um mundo melhor cuidando de pessoas no início da vida.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}