setembro 24, 2021

Adriana Felipe Rodrigues CRP 17/4769

A primeira hora do bebê após o parto é tão importante para o seu desenvolvimento e formação de vínculos que é chamada de “a hora dourada” ou “golden hour”. Nessa primeira hora é ressaltada a importância de se colocar o bebê em contato pele a pele com sua mãe, o que facilita além da vinculação mãe-bebê, a amamentação, diminuindo os riscos de mortalidade neonatal, por exemplo.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda colocar os bebês em contato com a pele de suas mães imediatamente após o nascimento por, no mínimo, uma hora, e ajudar as mães a reconhecer quando seus bebês já estão prontos para a amamentação (ODDY, 2013).

É importante lembrar que o leite humano, considerado o alimento mais completo pela OMS, fornece uma abundância de mediadores protetores para o intestino do neonato e poderá compensar o estado ingênuo da imunidade adaptativa no recém-nascido (ODDY, 2013). Assim podemos compreender a grande importância dessa primeira hora de vida, falando de aspectos biológicos e psicológicos.

A amamentação logo após o parto proporciona nutrientes fundamentais, protege os recém-nascidos de doenças fatais e estimula o crescimento e desenvolvimento.

REFERENCIAS

BREASTFEEDING in the first hour of life protects against neonatal mortality: Aleitamento materno na primeira hora de vida protege contra mortalidade neonatal. Sociedade Brasileira de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 2, ed. 89, p. 109-111, 2013.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}