março 26, 2021

Transição para a parentalidade

O que é parentalidade?

Parentalidade é uma forma de falar sobre maternidade e paternidade, quando não quero dar destaque nem para a maternidade e nem para a paternidade, mas para ambos, eu uso o termo parentalidade.

A transição para a parentalidade não ocorre durante a gestação do casal. A transição para a parentalidade ocorre muito antes desse momento, ela tem início na infância dos sujeitos.

As crianças após os dois anos de idade observam os comportamentos dos adultos e passam a brincar de representações de papéis, brincam de papai, mamãe, de professor, bombeiro, policial etc.

Assim, o brincar de papai e mamãe, é uma forma da criança externalizar a representação interna que ela criou do ser pai e ser mãe, desde então, ela começa a construir o que ela pensa sobre a parentalidade.

Portanto, não imaginamos como seremos pais e mães somente após a ocorrência de uma gestação, mas já pensamos sobre isso desde a infância, nossa relação com a maternidade e paternidade ao longo de nossas vidas nos influenciará na percepção desta construção da parentalidade.

Cada pessoa terá a sua própria percepção, alguns dirão que querem reproduzir a educação que obteve de seus pais enquanto outros dirão que farão tudo diferente. Um casal é constituído por duas pessoas e cada uma delas tem a sua própria representação de parentalidade.

Portanto, pode ser bem diferente a representação de parentalidade de cada membro do casal, desta forma, precisamos de profissionais que possam auxiliar o casal na fase de planejamento familiar ou de gestação, assim facilitaremos ao casal uma boa conversa sobre o que eles desejam individualmente, o que eles sonham em conjunto e o que é possível para o exercício real da parentalidade de forma a diminuir os conflitos conjugais quanto ao exercício da parentalidade.

ÁUDIO – PROFISSIONAIS EM AÇÃO – 06 E 07/01/2020

https://drive.google.com/file/d/1KT48MGahu6tfgrKn5zI9u8nKAG9iaIUL/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1KT48MGahu6tfgrKn5zI9u8nKAG9iaIUL/view?usp=sharing
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}