outubro 23, 2020

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

https://t.me/profissionaisemacao/452

O Alojamento Conjunto é o espaço em que mãe-bebê e/ou mãe-pai-bebê podem ficar juntos no hospital/maternidade, logo após o parto e por todo tempo que precisarem ficar no hospital/maternidade.

O Alojamento Conjunto é possível quando mãe e bebê estão saudáveis.

No Brasil é muito raro ainda o número de casais que optam pelo parto fora do hospital, há maternidades principalmente particulares, onde o bebê é levado para o berçário ficando longe da mãe.

Infelizmente não é em todos os lugares que existe o Alojamento Conjunto.

 O primeiro contato mãe-bebê é o momento de ambos se conhecerem, essa relação é facilitada por meio do Alojamento Conjunto.

A não separação entre mãe e bebê, contribui no aumento do índice de aleitamento materno, em espaços onde não se valoriza o Alojamento Conjunto, é possível que o bebê seja levado por algum profissional para um espaço longe da mãe e acaba por ser alimentado por outras vias como complementos ao invés do leite materno.

Um dos benefício proporcionado pelo alojamento conjunto é o estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe-bebê, é um momento de ambos conhecerem o cheiro um do outro, o olhar, movimentos de aconchego e toque. No momento do nascimento mãe e bebê estão com a mesma sintonia hormonal, o que facilita a promoção da vinculação.

O Alojamento Conjunto também pode promover segurança e empoderamento para os primeiros cuidados com o bebê, como dar banho e trocar a fralda por exemplo, isso faz com que os pais possam ir para casa mais seguros e empoderados para continuar esses cuidados sem necessariamente precisar de outras pessoas para isso. 

Quando o aprendizado de cuidados com o bebê é experienciado na maternidade em Alojamento Conjunto transmite segurança e permite que os pais possam tirar suas primeiras dúvidas com os profissionais da saúde. 

É importante que psicólogos que atuam ou desejam atuar em hospitais possam promover dentro de suas possibilidades que mãe-pai-bebê fiquem juntos todo o tempo possível após o nascimento, para assim proporcionar todos os benefícios a saúde e vinculação entre mães, pais e filhos.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}