Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

https://t.me/profissionaisemacao/105

Para atender gestantes é essencial e necessário que o psicólogo saiba da técnica da Psicoterapia Breve (PB).
Quando a gestante procura atendimento clínico com uma queixa relacionada a gestação, o psicólogo precisa saber atender em psicoterapia breve, pois a gestação tem apenas a duração de nove meses.

Nesse caso, psicólogos de orientação psicanalítica devem modificar o enquadre padrão descartando o divã e não reforçando a neurose de transferência, mas sim focar na aliança terapêutica e na queixa.
No atendimento de psicoterapia breve a atenção deve ser mais seletiva e dirigida entorno da queixa, o terapeuta deve ter uma postura ativa, participando com perguntas, reflexões e indagações, de forma a atender de acordo com a curta duração para que com o nascimento do bebê a queixa já tenha sido amenizada ou até solucionada.

  Em geral, o atendimento dura em média de 4 a 6 meses, as gestantes costumam procurar pelo atendimento no começo do segundo trimestre quando já descobriram a gravidez.
É necessário que o psicólogo de abordagens de psicoterapias de insight estudem e busquem técnicas de psicoterapia breve para atender, pois com gestantes a maioria das demandas são urgentes, poucas sessões para trabalhar.

Dependendo do caso, após o nascimento do bebê pode ser feito o follow-up, ou seja, o retorno dos atendimentos a cada 15 dias ou mais. Os atendimentos podem ocorrer até mesmo na casa da paciente para evitar o deslocamento da mesma com o bebê, ou até via online caso o profissional tiver permissão para isso no CFP. A continuação ou não dos atendimentos no puerpério vai depender de cada caso e é o psicólogo responsável pelo caso que terá que avaliar isso.

Existem casos que não é possível realizar PB que são os casos graves e crônicos, como exemplo os Transtornos Graves (ideação suicida, psicose, transtorno bipolar etc).

Portanto é de extrema importância que no atendimento às gestantes, independente da abordagem, o psicólogo saiba trabalhar com a técnica da psicoterapia breve, faça supervisões e estude sobre a técnica para ter esse conhecimento e assim oferecer atendimento de qualidade às gestantes. 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


  1. Sou Psicóloga e estou interessada nos Cursos ofertados pelo Instituto, gostaria muito me aperfeiçoar no assunto e poder atender gestantes com qualidade.

    Desde já agradeço a sua atenção!

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}