setembro 21, 2020

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

https://t.me/profissionaisemacao/105

Para atender gestantes é essencial e necessário que o psicólogo saiba da técnica da Psicoterapia Breve (PB).
Quando a gestante procura atendimento clínico com uma queixa relacionada a gestação, o psicólogo precisa saber atender em psicoterapia breve, pois a gestação tem apenas a duração de nove meses.

Nesse caso, psicólogos de orientação psicanalítica devem modificar o enquadre padrão descartando o divã e não reforçando a neurose de transferência, mas sim focar na aliança terapêutica e na queixa.
No atendimento de psicoterapia breve a atenção deve ser mais seletiva e dirigida entorno da queixa, o terapeuta deve ter uma postura ativa, participando com perguntas, reflexões e indagações, de forma a atender de acordo com a curta duração para que com o nascimento do bebê a queixa já tenha sido amenizada ou até solucionada.

  Em geral, o atendimento dura em média de 4 a 6 meses, as gestantes costumam procurar pelo atendimento no começo do segundo trimestre quando já descobriram a gravidez.
É necessário que o psicólogo de abordagens de psicoterapias de insight estudem e busquem técnicas de psicoterapia breve para atender, pois com gestantes a maioria das demandas são urgentes, poucas sessões para trabalhar.

Dependendo do caso, após o nascimento do bebê pode ser feito o follow-up, ou seja, o retorno dos atendimentos a cada 15 dias ou mais. Os atendimentos podem ocorrer até mesmo na casa da paciente para evitar o deslocamento da mesma com o bebê, ou até via online caso o profissional tiver permissão para isso no CFP. A continuação ou não dos atendimentos no puerpério vai depender de cada caso e é o psicólogo responsável pelo caso que terá que avaliar isso.

Existem casos que não é possível realizar PB que são os casos graves e crônicos, como exemplo os Transtornos Graves (ideação suicida, psicose, transtorno bipolar etc).

Portanto é de extrema importância que no atendimento às gestantes, independente da abordagem, o psicólogo saiba trabalhar com a técnica da psicoterapia breve, faça supervisões e estude sobre a técnica para ter esse conhecimento e assim oferecer atendimento de qualidade às gestantes. 

  1. Sou Psicóloga e estou interessada nos Cursos ofertados pelo Instituto, gostaria muito me aperfeiçoar no assunto e poder atender gestantes com qualidade.

    Desde já agradeço a sua atenção!

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}