fevereiro 2, 2022

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

Não são todos os psicólogos que sabem avaliar o desenvolvimento do bebê, embora todos tenham aprendido a disciplina PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO e ciclo vital humano. 

Quando falamos da psicologia perinatal estamos nos reportando a um profissional que precisa conhecer mais a fundo sobre o desenvolvimento do bebê, especialmente porque atenderá MULHERES com CONFLITOS emocionais, com POUCA energia para maternar, nem todas tem rede de apoio, por isso a psicóloga precisa avaliar quanto existe de risco para intercorrências no desenvolvimento para orientação e intervenção.

Existem vários INSTRUMENTOS que a Psicóloga Perinatal pode escolher para avaliar o desenvolvimento do bebê. Mas aqui vou indicar um que é de uso fácil, não é privativo do psicólogo e permite realizar uma boa triagem.

 O instrumento é do MINISTÉRIO DA SAÚDE, chamado Ficha de avaliação do desenvolvimento. É um manual sobre o desenvolvimento de crianças de zero até seis anos. Mas para avaliar o desenvolvimento de bebês ele é bem específico mês a mês até completar os 24 meses da criança.

No entanto, se a psicóloga não tiver nem ideia a respeito do desenvolvimento infantil, não tiver o mínimo de treinamento para avaliar o desenvolvimento da criança, provavelmente será falha o processo de avaliação.

Por isso aqui reforço a necessidade de conhecimento sobre a área.

Espaço de atuação para a psicóloga perinatal tem, o que falta são ainda profissionais com conhecimento específico nessa área.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}