março 14, 2022

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

Que casos chegam para o psicólogo perinatal atender? Tem demanda para essa área? São infinitas as demandas que chegam para a gente na clínica.

Nós temos aí aproximadamente quarenta e cinco por cento das pessoas no Brasil que planejam a gestação. Mas vão existir pessoas que estão tentando engravidar há bastante tempo. A gente até usa o termo tentantes.

O que é um casal de tentantes? É um casal que está tentando engravidar. Então se eles têm relação eles vão fazer teste para ver se engravidaram. Por aproximadamente um ano de vias naturais. Depois de passado um ano tentando engravidar e não conseguindo por vias normais, aí começa a surgir uma certa ansiedade. Ou na pessoa ou no casal.

A pessoa deixa de ter relação sexual pelo prazer, mas ela tem hora para ter relação sexual, posição para ter relação sexual, sabe? Então deixa de ser algo prazeroso para ser uma obrigação.

E muitas vezes destrói a relação, a intimidade do casal. E isso, gente, traz muita ansiedade. Então, assim, é comum que casais com dificuldade para engravidar, procurem pelo psicólogo perinatal.

Tem pessoas que vão procurar pelo nosso serviço também porque não sabe se quer ser pai ou mãe. É uma demanda que chega bastante também para o psicólogo perinatal. Então é a demanda das pessoas ou casais que estão na dúvida se querem ou não ser pais e mães.

Alguns também chegam com essa queixa de dúvida, mas quando você começa a conversar, você percebe que quem quer que ela engravide é o marido. Ela não quer engravidar. E aí então ela fica naquilo: “Ai meu Deus será que eu atendo ou não atendo o pedido do marido? Mas, e essa criança, pelo que eu conheço do meu marido, vai sobrar para mim. Eu não quero cuidar de criança, mas ele quer ser pai. Eu vou ter que largar o meu doutorado para ter que cuidar dessa criança. E se ele largar de mim? ”, percebe? Então, são alguns exemplos que levam essas pessoas para as nossas clínicas.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}