março 8, 2021

Gravidez Planejada e Gravidez desejada não são a mesma coisa?

Não, não são!

Gravidez Planejada, quando de forma autônoma, consciente a pessoa ou o casal planeja a gestação. Gravidez desejada, não necessariamente aconteceu um planejamento da pessoa ou casal, mas ao descobrir a gestação, isso não lhe traz espanto ou indiguinação.

Algumas pessoas e casais planejam uma gestação, tentam engravidar, mas não conseguem, mesmo que exames médicos indiquem que o organismo está ok para uma concepção. Frequentar um psicólogo pode ajudar a descobrir traumas antigos em relação à maternidade ou paternidade que influenciam diretamente em seu corpo no desejo de não engravidar. Esse não desejo é velado, fica no inconsciente e por isso, a pessoa ou o casal, muitas vezes pode apresentar dificuldade para engravidar e ao realizar psicoterapia e ser trabalhado o possível trauma antigo, facilita para que planejamento e desejo se encontrem.

O contrário também acontece, existe o desejo de engravidar que aqui vou chamar de inconvincente (a pessoa não sabe que quer), e por não saber que quer engravidar, não planeja a gestação. A pessoa ou casal pode se colocar em várias situações de risco para engravidar, mesmo dizendo que não quer, que não é o momento de ter um bebê, mas está sempre tendo relações sexuais sem camisinha, ou sempre se esquecendo de tomar a pílula.

Assim, é importante que um profissional de saúde que vá trabalhar com pessoas tentantes, conheça toda história do sujeito ou casal, porque o planejamento e desejo podem diferir, uma pessoa pode planejar uma gestação, tentar e não conseguir porque na ordem do desejo algo aconteceu e uma pessoa afirmar que não quer uma gestação, mas ter comportamentos bem contrários ao que afirma.

AUDIO – PROFISSIONAIS EM AÇÃO – 22 DE JANEIRO DE 2020.

https://drive.google.com/file/d/1q6kyRwtgZtUYtoH-VB7QmdBAaZcnjjq8/view?usp=sharing
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}