novembro 16, 2020

Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
https://t.me/profissionaisemacao/1481

A psicologia perinatal é uma área ainda muito recente em nosso país, a maioria dos psicólogos e outros profissionais da saúde desconhecem esse nicho de atuação. Consequentemente a população também não sabe que existem psicólogos especializados para essa demanda e que podem procurar por esse tipo de serviço. Falar de especialidades na psicologia já é algo novo para a população, pois a visão que possuem é a do psicólogo clínico. 

Há poucos anos atrás o tema da psicologia perinatal e da parentalidade também passou a expandir como título de congressos e eventos. No mundo de hoje a internet é uma ferramenta muito poderosa e que possibilitou o acesso a informação de forma grandiosa e rápida, o que permite que o conhecimento dessa nova área venha a se expandir cada dia mais.

Quem investir na sua profissão agora na Psicologia Perinatal, estará plantando uma semente para começar a colher os frutos a curto prazo. O psicólogo pode adaptar a psicologia perinatal em seu campo de atuação, seja em clínicas, hospitais até escolas e outras instituições.

Há uma alta procura por atendimento psicológico no período perinatal. Uma pesquisa realizada com 114 gestantes usuárias de Unidades Básicas de Saúde responderam um questionário onde uma das perguntas era se elas desejariam o acompanhamento psicológico nesse período caso o serviço de saúde oferecesse. Do total de gestantes, 84% delas desejavam esse atendimento, ou seja, a maioria das mulheres no período perinatal gostariam desse atendimento. Há demanda e interesse, o que precisamos é divulgar a nossa atuação, a existência da área perinatal e mais psicólogos com conhecimento de qualidade da área para atender a demanda.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

  1. Percebe- se a importância da necessidade desse profissional nas UBS.
    O papel do psicólogo Perinatal é de suma importante para a promoção e prevenção de saúde mental para a população gestante.
    Estou muito feliz e agradecida por conhecer essa área a através do Mater Online.

    Gratidão 🤸🤸

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}