novembro 19, 2021

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

A prematuridade é quando o bebê nasce ANTES do tempo, ou seja, com menos de 36 semanas de gestação, sendo que uma gestação NORMAL leva cerca de 40 semanas para o nascimento A TERMO. A prematuridade extrema é quando o bebê nasce por volta dos SEIS MESES. Durante muito tempo era comum que bebês muito prematuros não sobrevivessem por muito tempo, porém com a tecnologia é possível essa sobrevida ainda que passem por longo tempo de internação.

Bebês prematuros têm maior PROBABILIDADE de apresentar atrasos no desenvolvimento podem precisar de cuidados diferenciados dos profissionais da saúde como fono, fisioterapeuta, psicólogos e outros. Em algumas cidades há clínicas de INTERVENÇÃO PRECOCE DO DESENVOLVIMENTO para crianças em condições de risco.

Realizei um estudo investigativo 191 díade mãe-bebê, sendo 69 de crianças a termo e 122 prematuras. Todos foram avaliados em seu desenvolvimento aos 3 meses pós-parto e as mães também em sua saúde mental. Foi identificado que as mães de bebês prematuros apresentam MAIOR frequência de alteração emocionais significativas. Isso significa que a prematuridade INFLUENCIA no desenvolvimento do bebê e também na saúde mental materna. O psicólogo precisa estar pronto para atuar com mães de bebês prematuros, pois são GRUPO DE RISCO para alterações psíquicas.

Estudos também identificam que a baixa escolaridade, não planejamento da gestação e ter mais de um filho são FATORES DE RISCO para a prematuridade.

Uma consideração viável de se fazer aqui para ficarmos atentos é que, no Brasil, infelizmente é alto o número de cesarianas sem indicações reais, mas sim por CONVENIÊNCIA da família, do hospital e dos próprios médicos. Muitas vezes cesáreas são agendadas antes do tempo ideal, devido a cesáreas eletivas.

O Psicólogo Perinatal pode ajudar a evitar nascimentos prematuros, atuando com gestantes na intenção de prevenir ou diminuir os sintomas de Estresse, Ansiedade e Depressão na gravidez.

Esse profissional pode também intervir quando a criança nasceu prematura por qualquer motivo, nós podemos trabalhar na intervenção precoce, podemos trabalhar na relação mãe bebê e também na saúde mental materna.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}