0 Comments

junho 11, 2021

Texto: Maylu Pagani Silva – Psicóloga CRP 16/3873

Dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil apontam que no primeiro semestre do ano de 2020 mais de 80 mil crianças foram registradas sem o nome do pai e que ainda o percentual de crianças sem o nome dos pais em seus registros de nascimento tem se mantido estável nos últimos anos. Esses dados mostram que existe um número significativo de mães solos, levando ainda em consideração que algumas crianças possuem reconhecimento de paternidade e ainda assim convivem pouco ou não convivem com o pai. 

Muito se fala sobre vinculação emocional entre mãe e bebê, principalmente na primeira infância, mas qual o papel da presença do pai na primeira infância? Um pai emocionalmente envolvido com o bebê é a primeira referência que o bebê tem de mundo fora do núcleo mãe-bebê. 

Em algum momento entre o 6º e o 9º mês o bebê começa a entender que ele e a mãe são pessoas distintas, quando o pai é emocionalmente presente nesse momento se fortalece a vinculação entre o bebê e o pai. Estudos mostram que crianças com um pai envolvido desde a primeira infância se desenvolvem com mais disciplina e essa influência se estende na adolescência e juventude. Além do mais associam a figura paterna presente a crianças com melhores habilidades verbais, desenvolvimento intelectual e melhor desempenho acadêmico. Conclui-se que a presença do pai na primeira infância tem um papel tão importante quanto o da mãe para o desenvolvimento saudável cognitivo e comportamental na vida de um indivíduo. 

REFERÊNCIAS:

ROSENBERG, Jeffrey; WILCOX, W. Bradford. The Importance of Fathers in the Healthy Development of Children. U.S. Department of Health and Human Services, 2006.BATISTA, Vera. Mais de 80 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no primeiro semestre de 2020. Correio Braziliense. 2020. Disponível em: <Mais de 80 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no primeiro semestre de 2020 – Blog do Servidor (correiobraziliense.com.br)> Acesso em: 19/02/2021

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}