maio 18, 2022

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

O não conhecimento sobre saúde mental materna por parte de psicólogos, não é intencional, mas sim pela falta de conhecimento. Isso ocorre porque a MAIORIA dos profissionais não aprenderam durante a graduação que o período perinatal é considerado pela ciência como o de maior potencialidade para adoecimento psíquico

Entretanto, DIFICILMENTE o psicólogo aprendeu sobre isso após a graduação também. Não saber essa informação importante é um ponto cego na profissão, onde o não saber faz com que ele não atue nessas questões fundamentais ao atender pessoas.

Se você atendesse uma gestante e ela lhe perguntasse sobre parto, você saberia responder? Essa, por exemplo, é uma das demandas comuns que chega para o Psicólogo Perinatal. 

Ter a orientação correta é capaz de produzir efeitos importantes sobre a redução da ansiedade da gestante. Alguns psicólogos acreditam que sabem responder essa questão, mas baseado na sua própria história ou conhecimento do senso comum, mas não podemos atuar nos baseando em achismos e crenças, isso NÃO pode ser o que vai guiar no atendimento Psicológico Perinatal. 

Por isso é importante que mais psicólogos aprendam sobre essa área chamada Psicologia Perinatal, só assim poderemos atender essas demandas com maior embasamento e segurança.

Conheça o Instituto MaterOnline, o maior distribuidor de conhecimento sobre Psicologia Perinatal do Planeta.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}