agosto 23, 2021

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

O PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO é uma técnica de prevenção à saúde mental materna que tem como OBJETIVO reduzir as alterações emocionais significativas no período gestacional. Por exemplo, em tempos de pandemia do novo coronavírus, há protocolos de segurança que devem ser seguidos para prevenir que a doença ocorra, assim também é o pré-natal psicológico. Trata-se de uma EXCELENTE FERRAMENTA para atuar na prevenção primária.

O modelo de Psicologia Clínica vem da Medicina Clínica, onde adota a mesma postura de esperar o paciente procurar pelo atendimento quando já está doente. O PNP é uma AÇÃO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA, uma vez que, o psicólogo NÃO precisa esperar o adoecimento para que as pessoas o procurem.

O PNP é aquele momento em que a gestante que NÃO apresenta alterações emocionais e conflitos sabe que PODE procurar pelo acompanhamento psicológico neste período como meio PREVENTIVO.

O psicólogo também poderá atuar em PNP na ATENÇÃO SECUNDÁRIA, ou seja, quando as alterações emocionais já existem e o cuidado é oferecido como meio de não cronificar. É possível que sintomas depressivos, ansiosos e de estresse sejam REDUZIDOS ou então ELIMINADOS no decorrer do processo, promovendo um efeito pós-parto emocionalmente mais saudável. Geralmente é uma técnica aplicada em GRUPOS DE GESTANTES, pode ocorrer também no individual, porém não é usual.

Para INICIAR os encontros com o grupo é importante que o psicólogo saiba o que e como as mulheres estão se sentindo, quais TEMAS lhes trazem maior ANGÚSTIA e gostariam de TRABALHAR no encontro. Dessa forma se torna maiores as possibilidades de produzir EFEITOS de diminuição das chances de alterações emocionais significativas.

No primeiro encontro também pode e deve ser aplicado instrumentos de anamnese como, por exemplo, o TPAG (Triagem Psicológica Para Aplicação em Gestantes) e o IRSAG (Instrumento de Rastreio para Sintomas de Ansiedade Gestacional) e outros de avaliação, onde se possa identificar padrões de respostas que indicam ALERTA para possíveis alterações emocionais significativas.

A ORIENTAÇÃO, INFORMAÇÃO E ACONSELHAMENTO gestacional torna o desconhecido em conhecido PREPARANDO a mulher para o esperado e desmistifica pseudocrenças. Uma das formas de saber o que as mulheres que participarão do PNP desejam receber de informação é por meio da aplicação do TPAG, onde pode-se INVESTIGAR medos, dúvidas e sintomas para melhor acolher e trabalhar no grupo.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}