maio 20, 2022

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

A Psicologia Perinatal é a área de estudo do desenvolvimento humano que foca nos FENÔMENOS PSICOLÓGICOS envolvidos ao entorno do NASCIMENTO, como gestação, parto e pós-parto.

Se trata de um estudo que também abrange os fenômenos da PARENTALIDADE como práticas educativas, adoção, teoria do apego, desenvolvimento infantil, planejamento familiar, logo, estuda-se a perinatalidade e a transição para a parentalidade.

O número de psicólogos perinatais no Brasil é escasso, há 400 MIL PSICÓLOGOS no país atuando com CRP ativo, menos de dois mil aprenderam algo sobre psicologia perinatal e menos de mil estão atuando na área. A realidade se torna preocupante quando consideramos a área como POTENCIAL para salvar vidas, PREVENIR problemas de saúde mental, TRANSFORMAR a realidade do país e somente 0,5% dos psicólogos estão atuando diretamente com essa demanda.

A situação da saúde mental das gestantes no Brasil antes da Pandemia causada pelo (Covid-19) já era preocupante. Cerca de 65% das gestantes apresentavam alterações significativas como o estresse, 35% sintomas de alta ansiedade e 25% sintomas de depressão, ou seja, números alarmantes que mostram a necessidade de mais psicólogos perinatais para atender com qualidade essa demanda.Durante a Pandemia, essas porcentagens se ELEVARAM ainda mais. Gestantes que apresentavam estresse em fases avançadas como a exaustão, de 4% antes da Pandemia, passou para 20% com a Pandemia.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}