Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

A demanda de MULHERES BRASILEIRAS com alterações emocionais precisando do atendimento psicológico especializado é muito ELEVADA, tanto no serviço público de saúde como no particular. Entretanto, a Psicóloga Perinatal é uma profissional extremamente RARA ainda, o que dificulta atender toda a demanda, logo, precisa-se de mais psicólogas PREOCUPADAS com essa causa e QUALIFICADAS para atuar com esta demanda.

Se a mulher apresenta sintomas de depressão na gestação e não recebe o atendimento psicológico ou não é atendida por uma psicóloga que conhece esse período, ela tende a CONTINUAR apresentando os sintomas no pós-parto. Os sintomas de depressão muitas vezes tem Início na gestação e é prolongada no PÓS-PARTO por não haver atenção e tratamento. A depressão no pós-parto gera DIFICULDADES na amamentação, vinculação com o bebê, menos estimulação do desenvolvimento, práticas educativas negativas, a criança tende a desenvolver um padrão de apego inseguro entre outros.
Entretanto, enquanto psicóloga você não pode viver no paradigma de ESPERAR o adulto apresentar suas questões conflituosas para então OFERECER o seu atendimento, pois quando sabemos que está sendo produzido conhecimento científico mostrando que se a intervenção for realizada na gestação e pós-parto será possível mudar toda uma realidade e história de vida, então é com isso que você também deve se preocupar. Ao invés de apenas realizar a intervenção no sujeito que já está com problemas emocionais, pode-se fazer a PREVENÇÃO antes do nascimento do sujeito ao cuidar da saúde mental da mãe que o gesta. Cuidar da saúde mental dos pais é proporcionar MELHOR desenvolvimento ao bebê, práticas educativas parentais mais POSITIVAS além  de que o bebê ao se tornar adulto terá MENOS CHANCES de apresentar sofrimento psíquico significativo.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}