Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

O ATRASO no desenvolvimento está relacionado, entre outros fatores, ao CONTEXTO AMBIENTAL da criança.

Os fatores de PROTEÇÃO englobam características como a mãe não usar álcool e drogas, não apresentar problemas de saúde mental, ter boas condições socioeconômicas.

Os fatores de proteção NÃO são garantia de desenvolvimento saudável PLENO, pois pode haver no ambiente fatores negativos que coloquem a criança em risco apesar dos bons fatores advindos do ambiente materno.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os dez países com MAIORES números de nascimentos prematuros, com cerca de 279.300 ocorrências por ano.

Com isso, infelizmente 41% dos bebês aos seis meses de vida estão apresentando atrasos em pelo menos um comportamento que os bebês naquela idade deveriam ter, logo, mesmo a criança nascendo a termo não está livre de atrasos.

Portanto, como psicólogos PRECISAMOS IDENTIFICAR no ambiente quais são os fatores de proteção e de risco para realizamos a intervenção correta e orientar aos pais/responsáveis para permitir que a criança possa ter um desenvolvimento mais adequado. 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}