Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Uma das principais dificuldades enfrentada na área da Psicologia Perinatal é a falta de psicólogos, profissionais e população conhecerem essa área.
99% Dos Psicólogos nem ao menos sabem que essa área existe e o pouco de psicólogos que já ouviram falar dessa área, ainda apresentam uma série de dúvidas sobre o que realmente faz essa profissional.
O número de pesquisadores da área é ainda menor que o número de psicólogos atuantes na área, o que dificulta ainda mais na produção de conhecimento e divulgação científica da área.
A psicologia perinatal é uma área de atuação do psicólogo, no entanto, o número reduzido de profissionais, faz com que ainda não tenhamos materiais produzidos para psicólogos perinatais de abordagens diferentes.
Como essa área nasceu na psicanálise, os materiais ainda são psicanalíticos e com isso dificulta um pouco para psicólogas de outras abordagens.
É preciso que mais psicólogas se interesse por essa área, que essa área se torne disciplina na graduação de psicologia e aumente o número de pesquisadores na área e principalmente que psicólogas das mais variadas abordagens, possam escrever mais sobre a área da psicologia perinatal associada às técnicas de sua abordagem.