novembro 24, 2021

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

https://t.me/profissionaisemacao/3342

Mais DE 50% das gestações no Brasil acontecem sem planejamento. Portanto, alegria e felicidade não é o primeiro sentimento manifestado por essas mulheres, mais ao contrário disso, medo, tensão e tristeza.

Uma mulher que engravida sem planejamento tem chances maiores de apresentar sintomas de ansiedade, estresse e depressão à níveis significativos, que vão necessitar receber intervenções de um profissional da saúde mental qualificado.

Para o bebê as consequências podem ser de nascimento prematuro, baixo peso, atrasos no desenvolvimento e chances de desenvolver problemas futuros de saúde mental.

É certo que no início da gestação a notícia de que se está grávida não é muito bem recebida pela maioria das mulheres, no entanto, no segundo trimestre de gravidez, os sentimentos vão se tornando mais positivos e tende de acontecer a vinculação mãe-bebê.

Mas nos casos em que há maior dificuldade de acontecer a aceitação da gestação, as chances de impactos negativos para a saúde e saúde mental mãe-bebê aumentam.

Por isso, a formação do profissional da psicologia na área da Psicologia Perinatal é tão importante. São mais de 3 milhões de gestações que acontecem por ano no Brasil e mais da metade destas não foram planejadas. Para cuidarmos da saúde mental das gerações futuras, precisamos primeiro cuidar da saúde mental da geração presente de mulheres no período perinatal.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}