Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Em tempos de Pandemia ocasionada pelo coronavírus identificou-se que gestantes foram grupos de risco. Além dos riscos biológicos observaram-se também os riscos para a saúde psicológica.
Se para a sociedade em geral houve um aumento dos níveis de estresse e ansiedade, para as gestantes que já eram consideradas grupo de risco para alterações emocionais significativas, a prevalência foi ainda maior.
Seria de extrema importância PSICÓLOGOS oferecerem atenção Psicológica à gestante em tempos comuns e mais importante ainda em período de Pandemia e Guerra. O cuidado com a saúde mental materna previne partos prematuros, baixo peso ao nascer, atrasos no desenvolvimento infantil e uma série de problemas evitáveis.
Aproximadamente 35% das gestantes no Brasil apresentam alta ansiedade, são dados que devem ser considerados como atenção aos PSICÓLOGOS, especialmente no TERCEIRO trimestre gestacional onde o risco para ansiedade é mais elevado segundo as pesquisas.
Precisamos cuidar da saúde mental materna de mulheres em período de pandemia e não pandemia.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.