Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353
Se você tem o SONHO de ser um psicólogo DIFERENCIADO, de sucesso e referência no que faz, a primeira coisa que VOCÊ PRECISA saber é que então é NECESSÁRIO que VOCÊ tenha um conhecimento que a maioria dos outros psicólogos não têm. A psicologia perinatal é uma área de estudo que apesar de curiosa é incomum, pois se trata de um conhecimento que outros psicólogos e até professores de psicologia não tem. Portanto, esse é o lugar de fazer a diferença.
Ao decidir um nicho, o psicólogo deve pensar em escolher algo para fazer a diferença na sociedade. Ao cuidar da saúde mental na gestação está automaticamente cuidando INCLUSIVE da saúde mental do bebê que está sendo gestado, logo, *o cuidado com a saúde mental pode começar com um ser humano que ainda nem nasceu. *
Quanto MELHOR a saúde mental da mulher na gestação e pós-parto, MAIS CHANCES terá o bebê de ter um desenvolvimento saudável, de ter um apego seguro, práticas educativas parentais mais positivas, relações e uma vida mental mais saudável.
É uma oportunidade PROMISSORA e RENTÁVEL atuar na área da psicologia perinatal e da parentalidade. A demanda é MUITO grande, considerando que temos aproximadamente 3 MILHÕES de gestações por ano no Brasil e a maioria delas apresenta grandes chances de passar por situações em que sinta a necessidade do auxílio no âmbito emocional, considerando também que mais de 50% dessas gestações NÃO SÃO PLANEJADAS. Menos de 1% dos psicólogos formados e capacitados nessa área atendem no Brasil, logo, nem todos esses profissionais juntos não conseguem atender toda a demanda existente. A psicologia perinatal e parental PRECISA de VOCÊ.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.