Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

Muitas mães acabam se fazendo esta pergunta quando pensam em engravidar novamente ou quando já estão gravidas do segundo filho.

Isso ocorre porque o sentimento de amor materno é imensurável, o amor é tanto que muitas não conseguem nem comparar o amor que sentem pelo filho, com o amor que sentem por qualquer outra pessoa, incluindo a si mesmas.


O amor é um sentimento que não é possível medir exemplo: pouco amor, médio amor, muito amor.

As pessoas simplesmente amam, amamos muitas pessoas e o amor é
expresso de formas diferentes. Em geral amamos as pessoas mais próximas com as quais criamos vínculos fortes tais como nossos pais, irmãos, amigos, parceiros(as) amorosos etc. Para cada uma destas pessoas expressamos nosso amor de forma diferente, pense no seu relacionamento com seu, pai, sua mãe e seus irmãos, você ama todos eles, mas você expressa esse amor da mesma forma? Em geral sempre desenvolvemos afinidades maiores com um ou com outro, você pode ter afinidade maior com sua mãe do que com seu pai, por exemplo, suportaria a ideia de morar longe de sua mãe, mas não de seu cônjuge, por exemplo.


Portanto, apesar de sentir que ama tanto seu filho mais que qualquer coisa no mundo, você ainda assim, poderia conseguir amar o segundo, terceiro, quarto quantos filhos tiver, o que não significa que as afinidades para com eles serão sempre iguais, não é uma questão de preferencia, mas uma questão de afinidades. Portanto, sim é possível amar os próximos filhos, como o primeiro!

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}