Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

https://t.me/profissionaisemacao/304

A síndrome de couvade ocorre com o parceiro da gestante, ao descobrir a gravidez alguns homens apresentam sintomas como enjôos, tontura, desejos e até sensações de contração no momento do parto de sua parceira.

A síndrome não é um transtorno mental, os sintomas são produções psicológicas e o homem também pode vir a apresentá-los.

O nome couvade é atribuído ao ritual da tribo Couvade, ritual esse que ocorre no momento do parto dos homens e mulheres da tribo. O homem no momento do parto de sua parceira, se veste com uma roupa especial de parto vai para uma rede e encena estar se contorcendo como se estivesse sentindo contrações do trabalho de parto. Nessa cultura é o homem que recebe as visitas, presentes e cuida do bebê enquanto a mulher retorna para as suas atividades. 

A tribo acredita que quando o homem se coloca nesta posição está protegendo o bebê de espíritos ruins que poderiam assolar a mãe no momento do parto. Por conta deste ritual chamado couvade foi nomeado a síndrome para os homens que experimentam os sintomas da gravidez, embora seja baixo o número de casos é um fato presente em nossa cultura.

Você conheceu algum homem que manifestou os sintomas de couvade na gestação de sua parceira?

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Psicologia Perinatal? Faça parte da maior comunidade de formação de psicólogos perinatais da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e sinta segurança na hora de atender gestantes e mulheres no pós-parto.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}