outubro 16, 2020

Por Profª. Pós-Drª. Rafaela de Almeida Schiavo CRP/0693353

https://t.me/profissionaisemacao/304

A síndrome de couvade ocorre com o parceiro da gestante, ao descobrir a gravidez alguns homens apresentam sintomas como enjôos, tontura, desejos e até sensações de contração no momento do parto de sua parceira.

A síndrome não é um transtorno mental, os sintomas são produções psicológicas e o homem também pode vir a apresentá-los.

O nome couvade é atribuído ao ritual da tribo Couvade, ritual esse que ocorre no momento do parto dos homens e mulheres da tribo. O homem no momento do parto de sua parceira, se veste com uma roupa especial de parto vai para uma rede e encena estar se contorcendo como se estivesse sentindo contrações do trabalho de parto. Nessa cultura é o homem que recebe as visitas, presentes e cuida do bebê enquanto a mulher retorna para as suas atividades. 

A tribo acredita que quando o homem se coloca nesta posição está protegendo o bebê de espíritos ruins que poderiam assolar a mãe no momento do parto. Por conta deste ritual chamado couvade foi nomeado a síndrome para os homens que experimentam os sintomas da gravidez, embora seja baixo o número de casos é um fato presente em nossa cultura.

Você conheceu algum homem que manifestou os sintomas de couvade na gestação de sua parceira?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}