abril 19, 2021

Tocofobia é o medo irracional que algumas mulheres têm da gravidez e do parto. Importante saber que, medo durante a gravidez é normal, principalmente no terceiro trimestre, onde fica mais evidente o medo do parto, o medo de sentir dor, medo de ter um parto normal ou uma cesárea, medo de morrer no parto, dentre outros medos que não são considerados um transtorno.

Já na Tocofobia há um medo muito exagerado, nesse aspecto não é um medo padrão, que você encontra em 98% das gestantes, é um medo muito maior é uma fobia.

A tocofobia é considerada um transtorno de ansiedade. A pessoa apresenta os sintomas de um transtorno de ansiedade onde podemos destacar o ataque de pânico, pesadelos, alteração do sono e apetite, instabilidade, impaciência e sentimento de culpa.

Nesse transtorno de ansiedade serão incluídas aquelas pessoas com medo exagerado e irracional da gestação e do parto. Muitas mulheres com Tocofobia optam por levar uma vida sem filhos para que não passe pela gestação e parto; outras que desejam muito a maternidade, mas não conseguem se imaginar grávida ou parindo, podem optar pela adoção, devido ao medo exagerado.

A tocofobia pode acontecer por um trauma que essa mulher viveu, por isso que a psicoterapia é muito importante. Os traumas podem estar ligados a uma Violência Obstétrica que ela tenha sofrido em uma gestação anterior, ou uma história que ela ouviu sobre parto, que lhe causou muito incomodo.

Em algumas situações, o evento traumático pode ser também o próprio nascimento dela, por vezes a mãe dela passou por uma violência obstétrica ou recebeu uma notícia muito ruim durante a gestação, podem ter acontecido eventos na vida intrauterina dessa pessoa ou na hora do parto, que registraram aquela informação e é necessário descobrir isso na psicoterapia.

Quando a mulher tem tocofobia, é recomendável que o psicólogo faça parte da equipe da assistência ao parto.

ÁUDIO PROFISSIONAIS EM AÇÃO, 22 DE ABRIL DE 2020.

  1. Eu acho que eu tenho Tocofobia eu só fiquei com uma filha ,por medo do parto ,outro coisa que eu tenho medo ,é sentir que tem que passar em lugar muito estreito da fobia ,ficar em lugar muito cheio de gente não sinto bem ,outra coisa cuidei da minha mãe ela faleceu no meus braços fiquei com sentimentos que não cuidei bem tipo sentimentos de culpa foi no dia 30 /06/2021 o que devo fazer para passar estes sentimentos passar, fico no aguardo por uma resposta o que devo fazer para passar estes sentimentos para que eu fique bem obrigada meu celular 44 991160721 MaringáParaná o meu nome é Lucélia

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}